Ministro tunisino da Defesa candidata-se às presidenciais
Túnis, Tunísia (PANA) – O ministro tunisino da Defesa, Abdelkarim Zbidi, apresentou a sua demissão do Governo e depositou, quarta-feira, a sua candidatura às eleições presidenciais antecipadas de 15 de setembro próximo.
Numa declaração à imprensa, Zbidi qualificou a sua decisão “de difícil”, precisando que ele decidiu candidatar-se após uma profunda reflexão.
Abdelkarim Zbidi, de 69 anos de idade, apresentou-se como candidato independente longe das divergências políticas, embora beneficie do apoio de partidos laicos como Nida Tounes, criado pelo finado Presidente tunisino, Béji Caïd Essebsi.
Na sua declaração, ele indicou, no entanto, que continuará a assumir as suas funções até à nomeação de um novo titular do seu departamento ministerial.
No mesmo dia, o antigo Presidente tunisino, Moncef Marzouki também apresentou a sua candidatura às próximas eleições presidenciais.
De 74 anos de idade, Marzouki, que dirige atualmente o partido Harek, foi Presidente da República interino, em 2011, no quadro de uma coligação com o movimento Ennehdha de tendência islâmica.
Este último, reunido desde sábado último, designou o seu vice-presidente e presidente interino do Parlamento tunisino, Abdelfattah Mouro, como o seu candidato às eleições presidenciais de 15 de setembro de 2019.
Por seu turno, Hamma Hammami também depositou a sua candidatura, esta quarta-feira, como o candidato da Frente Popular Tunisina.
A dois dias do encerramento da entrega das candidaturas, a Instância Superior Independente das Eleições (ISIE) recebeu 29 processos de candidaturas às próximas presidenciais cujo vencedor sudecerá ao finado Presidente Béji Caïd Essebsi.
-0- PANA YY/IN/IS/FK/IZ 08ago2019