Agência Panafricana de Notícias

Ministro togolês da Segurança insta hotéis a reforçar segurança

Lomé, Togo (PANA) - O ministro togolês da Segurança e Proteção Civil, coronel Damehame Yark, e a sua colega do Turismo, Bernardette Legzim-Balouki, apelaram, terça-feira, aos operadores dos setores da restauração e da hotelaria para reforçar a segurança no seio e nos arredores dos seus hotéis e restaurantes, devido ao clima de insegurança na sub-região, constatou a PANA no local.

"Não temos ameaça sobre o nosso país, mas não devemos ficar inativos", defendeu o coronel Damehame Yark face aos operadores do setor da hoteleira e restauração.

Por sua vez, a ministra do Comércio, Promoção do Setor Privado e Turismo, Bernardette Legzim-Balouki, lembrou aos hoteleiros para respeitar os procedimentos de preenchimento das fichas da Polícia, como exige a profissão, porque face ao clima de insegurança na sub-região não se devecometer erros em matéria de princípios.

O coronel Yark, que revelou que unidades especiais estão disponíveis para intervir em caso de problemas, propõe aos operadores do setor para dispor de elementos de segurança privados porque o Estado não pode posicionar forças de segurança diante de cada hotel.

O Togo, que se prepara para acolher em outubro próximo a Cimeira sobre Segurança Marítima em colaboração com a União Africana (UA), foi instado a reforçar a sua segurança, sobretudo nos arredores dos hotéis que deverão albergar participantes.

-0- PANA FAA/IS/IBA/FK/TON 24fevereiro2016