Lomé, Togo (PANA) - O ministro togolês da Economia e Finanças, Sani Yaya, foi eleito este fim de semana, em Lomé, presidente dos Governadores do Banco de Investimento e Desenvolvimento (BIDC) da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), soube a PANA de fontes próximas da instituição financeira, sediada em Lomé.
Sany Yaya sucede ao ministro serraleonês das Finanças, Jacob Jusu Saffa, numa eleição realizada-se durante a 18ª reunião ordinária do BIDC.
Sobre as qualidades do novo governador, o atual presidente do BIDC, o Ganense George Agyekum Donkor enalteceu a sua “polivalência”, sublinhando o seu domínio dos setores bancários e das finanças, graças ao seu percurso profissional e às suas funções no setor público.
O Conselho dos Governadores do Banco, lembre-se, é constituído pelos ministros das Finanças ou do Planeamento Económico dos 15 Estados-membros da CEDEAO (Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Côte d’Ivoire, Gâmbia, Gana, Guiné-Conakry, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Niger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo).
O BIDC, ala financeira da CEDEAO, acompanha os Estados-membros no domínio dos projetos de desenvolvimento.
-0- PANA FAA/JSG/SOC/FK/IZ 19abril2020