Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O ministro tchadiano dos Negócios Estrangeiros, Cherif Mahamat Zene, apresentou, nesta segunda-feira, a sua demissão ao Presidente da transição tchadiana, soube-se de fonte oficial.
«Eu informo-vos através desta carta da minha decisão de demitir-me das minhas funções de ministro dos Negócios Estrangeiros que eu exerço desde 02 de maio de 2021, no seio do Governo de Transição”, escreveu Zene num comunicado.
Ele afirmou que há vários meses o seu compromisso e sua vontade de trabalhar para o seu país foram “frustrados” por iniciativas e ações paralelas de alguns membros do Gabinete do Presidente e do Governo realizadas sem o seu conhecimento por instruções do chefe de Estado.
«Estas iniciativas e ingerências repetitivas e intempestivas visam apenas minar o exercício das minhas funções e usupar as prerrogativas que são as do meu departamento, tais como definidas no decreto (...), relativo à estrutura geral do Governo e atribuições dos seus membros”, escreveu.
Zene acrescentou que face a uma situação “tão deletéria, confusa e inaceitável, mantida deliberadamente, e despojando o departamento que eu dirijo de todas as suas prerrogativas, e reduzindo-me para um simples figurante, não me parece oportuno nem responsável de continuar a ocupar o meu posto”, explicou.
-0- PANA TNDD/IS/FK 19set2022