Agência Panafricana de Notícias

Ministro sul-africano dos Desportos criticado por ridiculizar Quénia

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O ministro sul-africano dos Desportos e Lazeres, Fikile Mbabula, está a ser amplamente criticado por ter afirmado que a África do Sul não quereria para nada no mundo ser como o Quénia que envia atletas aos Jogos Olímpicos “para se afogarem na piscina”.

As declarações de Mbalula, que foram relatadas quarta-feira, desencadearam uma guerra de palavras no site Twitter, poucos dias depois de ele despoletar uma outra vaga de críticas por qualificar a equipa sul-africana de futebol de « grupo de perdedores », quando respondia a uma questão dum jornalista sobre as quotas raciais no desporto sul-africano.

"Não se pode transformar o desporto sem ter objetivos mas, ao mesmo tempo, a África do Sul não quereria ser como o Quénia e enviar atletas aos Jogos Olímpicos para se afogarem na piscina », respondeu.

O antigo vencedor da medalha de ouro olímpico, Ryk Neethling, interveio no debate sublinhando que o Quénia venceu, na semana passada, a África do Sul no Campeonato do Cana Zona.

O governante sul-africano acusou depois a imprensa de ter dramatizado este caso.

-0- PANA CU/VAO/NFB/TBM/IBA/IZ 01maio2014