Dakar, Senegal (PANA) - O ministro senegalês dos Desportos, Matar Bâ, venceu o Prémio Africano de Desenvolvimento (PADEC) no setor das organizações da sociedade civil de 12 países, das quais a Fundação 225, uma Organização Não Governamental (ONG) humanitária criada em 2012, em Ouagadougou (Burkina Faso).
O PADEV foi criado em 2006 em Abidjan (Côte d’Ivoire) com o objetivo de promover uma cultura do trabalho, do mérito e da excelência, como valores cardeais da sociedade africana.
A distinção será entregue ao ministro senegalês, bem como a outros laureados, durante uma cerimónia oficial e solene que se realizará a 19 de julho próximo em Kigali, no Rwanda, na presença de atores políticos, diplomáticos, de empresários, de instituições de finanças e de decisores africanos.
Esta distinção é entregue anualmente a "pessoas físicas ou morais, em reconhecimento das suas obras nos seus respetivos setores de atividades, e que, pela sua qualidade e pelo impacto, constituem modelos de contribuição para o desenvolvimento do seu país e de África”, de acordo com um comunicado publicado pelo Ministério senegalês dos Desportos.
Qualificado de "totem do desporto senegalês" pelo ex-primeiro-ministro do Senegal, Mouhamed Boune Abdallah Dione (de 2014 a 2019), Bâ será então recompensado por toda a sua obra, nomeadamente "o importante volume de atividades” e “a gestão apreciada de todos” no seu pelouro.
-0- PANA BKN/JSG/FK/DD 22junho2020