Ministro nigeriano da Defesa visita Níger
Abuja, Nigéria (PANA) - O ministro nigeriana da Defesa, o general reformado Bashir Magashi, visitou segunda-feira Niamey, no Níger, na sequência de uma polémica sobre os ataques aéreos contra a aldeia fronteiriça de Nachadé, na região de Maradi, lançados sexta-feira última pelo Exército nigeriano e que fez 12 mortos, incluindo sete crianças.
O governador da região de Maradi, Chaibou Aboubacar, que fez a revelação, não disse, no entanto, como sabia que o Exército nigeriano estava na origem destas agressões.
A Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF), que tratou alguns dos feridos, confirmou o sucedido, frisando que o número de mortos é de 12.
Os moradores disseram a MSF que as forças nigerianas perseguiam terroristas que fugiam para a cidade fronteiriça.
A área afetada pelos ataques é uma região onde imperam o terrorismo e o banditismo e onde os Governos nigeriano e nigerino temem que os terroristas islâmicos ligados ao Estado Islâmico ganhem o terreno.
Além disso, a Nigéria lançou uma "investigação completa" sobre este incidente devido à parceria muito próxima entre os dois países em matéria de segurança e diplomacia.
"Queremos entender a causa deste incidente e, se alguma ofensa foi cometida, vamos garantir que não aconteça novamente entre os dois países irmãos", disseram algumas fontes.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/MAR/DD 21fevereiro2022