Agência Panafricana de Notícias

Ministro mauritano da Saúde inquieto face ao progresso da sida no país

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O ministro mauritano da Saúde, Bâ Housseinou Hamady, deplorou terça-feira em Nouakchott o progresso do HIV/Sida no seu país cuja taxa de prevalência se estima em 0,7 porcento.

« Apesar duma fraca taxa de prevalência nacional de 0,7 porcento na Mauritânia, a pandemia conhece um progresso preocupante no seio dos grupos de altos riscos », declarou Hamady durante um ateliê de lançamento da Estratégia Nacional de Luta contra esta patologia e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (IST) para o período 2012-2015.

Ele afirmou nessa ocasião que, face a esta situação, o Estado mauritano inscreveu-se rapidamente numa dinâmica de prevenção e de assistência dos pacientes.

Entre as iniciativas do Estado mauritano figura a criação dum Centro de Tratamento Ambulatório (CTA) e de Assistência das Pessoas afetadas pelo HIV que já « diagnosticou três mil e 400 pacientes, cuja metade está sob tratamento anti-retroviral (ARV) ».

O ministro lembrou a adoção duma lei de proteção das pessoas portadoras do HIV/Sida que visa lutar contra a estigmatização dos pacientes.

-0- PANA SAS/AAS/SOC/MAR/DD 29junho2011