Bamako, Mali (PANA) - O comandante da Força francesa Barkane, general de Divisão Laurent Michon foi recebido esta semana, em Bamako, pelo ministro da Defesa e Antigos Combatentes, coronel Sadio Camara, indica um comunicado das Forças Armadas.
De acordo com a mesma fonte, o general Laurent Michon, que se fez acompanhar do embaixador de França, Joel Meyer, precisou que esta visita representa um primeiro contacto com o ministro da Defesa e Antigos Combatentes.
Ele explicou a maneira como ele pretende remodelar a Força Barkhane em cooperação com as Forças Armadas Malianas (FAMA) e também a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA).
De acordo o responsável francês, esta remodelação da Força Barkhane no plano militar visa continuar a luta contra o terrorismo com mais eficácia.
Laurent Michon tranquilizou as FAMA e as outras componentes como a Força G5-Sahel que elas constituem os pilares desta transformação.
O general francês defendeu a necessidade de reforçar a cooperação militar entre o seu país e o Mali, através do alargamento dos atores europeus no quadro da Task Force Takuba, conclui o comunicado.
Takuba representa uma força engajada no Mali e composta por forças especiais de vários países da União Europeia (UE).
Ela está sob o comando francês e assiste as Forças Armadas Maliannas no combate ao terrorismo.
-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 07out2021