Ministro maliano da Defesa recebe em audiência homólogo estoniano
Bamako, Mali (PANA) – Em visita ao Mali desde segunda-feira, o ministro estoniano da Defesa, Jüri Lui, foi recebido esta quarta-feira, pelo seu homólogo maliano, general Ibrahima Dahirou Dembélé, no Ministério da Defesa e Antigos Combatentes, para manter discussõees bilaterais, soube a PANA de fonte oficial.
Estas duas personalidades trocaram sobre a participação da Estónia na luta contra o terrorismo no Mali, nomeadamente no seio da Força francesa Barkhane que opera com as forças armadas malianas.
Eles também discutiram sobre questões de segurança atuais do Mali. A presença de Jüri Lui, precisou-se, é apoiar igualmente os esforços das autoridades malianas para a salvaguarda da integridade territorial.
O ministro estoniano anunciou que vai reunir-se com as tropas do seu país desdobradas no Mali, sublinhando que a Estónia participará na operação Takuba recentemente lançada pelo Exército maliano, no norte e no centro do Mali, para lutar contra o terrorismo neste país.
Na terça-feira última, Jüri Lui foi recebido pelo Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Kéita, com quem ele trocou sobre o processo político em curso no Mali nomeadamente as eleições legislativas previstas para 29 de março próximo, e o desenvolvimento económico, segundo a Presidência maliana.
"Falámos sobre a segurança visto que a Estónia tem tropas no seio da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA). Discutimos sobre questões de segurança para ver como levar a cabo esta luta comum contra o terrorismo no Mali”, declarou o ministro estoniano da Defesa, no termo da sua audiência.
-0- PANA GT/BEH/FK/IZ 11março2020