Agência Panafricana de Notícias

Ministro líbio dos Negócios Estrangeiros adverte contra progressão de terrorismo

Tripoli, Líbia (PANA) - O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed al-Dairi, advertiu contra a progressão do terrorismo no seu país e os seus impactos na região nos próximos dias no contexto da ausência de potências mundiais e de consenso entre os países árabes.

"A situação militar e de segurança, sobretudo depois das últimas explosões na cidade de al-Ghouba, tornou-se fonte de preocupação e os esforços para apoiar as forças armadas líbias continuam em cooperação com os nossos irmãos nos países árabes, em particular o Egito", afirmou Al-Dairi numa declaração divulgada sexta-feira.

Segundo ele, há desafios com os quais a Líbia está confrontada em Sirtes (leste) e em outras cidades devido à implantação da organização Daech (Estado Islâmico) e outras organizações e grupos terroristas.

Ele garantiu, contudo, que os Líbios farão face a esta ameaça crescente.

O chefe da diplomacia líbia notou uma evolução positiva nos Líbios, que tomaram consciência do perigo que representa a progressão fulgurante das milícias e dos batalhões da região oeste.

Al-Dairi ressaltou o consenso entre as cidades de Misrata e Zenten e exprimiu a esperança que "o diálogo continue entre elas de maneira com contribuir para preencher o fosso e a reunificação entre os filhos dum mesmo povo na Líbia".

O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros exortou a opinião pública líbia a meditar sobre o que ocorreu na Tunísia, onde o partido Nida Tounes, vencedor das eleições, associou o partido Ennahdha no Governo.

-0- PANA BY/JSG/MAR/TON 27fevereiro2015