Trípoli, Líbia (PANA) – O ministro líbio do Interior do Governo de União Nacional, Fathi Bachagh, saudou o embaixador dos Países Baixos na Líbia, Lars Tomers, por ter retomado o trabalho na sede da sua missão diplomática em Tripoli, a capital líbia.
O governante regozijou-se assim durante uma visita quarta-feira em Trípoli do diplomata neerlandês ao seu gabinete.
« Nós continuaremos a cooperar juntos na luta contra a corrupção, o terrorismo e o crime organizado”, declarou Bachgha num tweet publicado quarta-feira à noite no termo desta reunião.
Durante a reunião, realizada no Ministério do Interior em Trípoli, os dois interlocutores discutiram sobre o reforço da cooperação bilateral entre a Líbia e os Países Baixos nos domínios da luta contra a criminalidade organizada, o terrorismo, o branqueamento de capitais, drogas e substâncias psicotrópicas, a emigração ilegal, e outras questões de interesse comum.
Um pouco antes, Tomers escreceu num tweet ter mantido uma conversa aberta e frutuosa com Bachagha relativamente ao reforço da cooperação bilateral entre a Líbia e os Países Baixos nos domínos supracitados.
Reafirmou o seu apoio à Missão das Nações Unidas e ao Fórum para o Diálogo Político Inter-líbio.
Em 2014, a maioria das embaixadas e missões diplomáticas retiraram-se de Trípoli devido à deterioração da segurança, refere-se.
Mas, nos últimos anos, várias embaixadas retomaram o trabalho a partir da capital líbia, após a melhoria da situação.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 14jan2021