Agência Panafricana de Notícias

Ministro líbio da Defesa escapa a tentativa de assassinato em Benghazi

Benghazi, Líbia (PANA) – O ministro líbio da Defesa, coronel Mehdi al-Bergthi, escapou esta quinta-feira a uma tentativa de assassinato depois de uma viatura armadilhada explodir perto do seu cortejo ao sair da sede do Batalhão 204, em Benghazi (leste).

De acordo com o Gabinete de Informação do Ministério da Defesa do Governo de União Nacional, a explosão fez um ferido entre os elementos deste batalhão, bem como danos materiais contra os equipaments no interior da caserna.

No início de julho corrente, al-Bergthi assumiu o controlo da sede do Ministério da Defesa, situada no campo de al-Yarmouk, na capital, Tripoli, durante uma cerimónia na presença do Vice-Presidente do Conselho Presidencial do Governo de Reconciliação Nacional, Fathi al-Majbri, do conselheiro militar, general Ahmed al-Qatrani, e de vários oficiais do Exército líbio.

Na altura, ele pediu que Exército fosse neutro nos conflitos regionais e políticos, afirmando que este "está a cumprir missões a favor da nação e da defesa dos cidadãos".

Benghazi é palco de confrontos armados diários entre as unidades do Exército líbio e os grupos armados e milícias extremistas dos quais o Daech (Estado Islâmico).

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 14julho2016