Agência Panafricana de Notícias

Ministro ivoiriense atribui drama a falhas no sistema de segurança

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- O ministro ivoiriense da Juventude e Desportos, Dagobert Banzio, declarou quarta-feira em Abidjan que falhas no sistema de segurança causaram o drama ocorrido domingo passado no estádio Félix Houphouët-Boigny, que provocou a morte de pelo menos 19 pessoas e o ferimento de mais de 100 outras.
"A Côte d'Ivoire já organizou grandes manifestações sem perturbação neste estádio.
A amplidão do drama demostra que há uma falha no dispositivo de segurança", afirmou.
O drama ocorreu durante uma confusão diante do estádio, antes do arranque do jogo entre as equipas nacionais da Côte d'Ivoire e do Mali para a primeira jornada da segunda fase das eliminatórias combinadas do Campeonato Africano das Nações (CAN) e do Mundial de 2010.
Ao exprimir-se durante a cerimónia de homenagem da nação às vítimas, Banzio sublinhou que o inquérito em curso permitirá determinar as causas exactas de drama.
"Apenas um inquérito poderá apurar as responsabilidade e permitir tomar medidas adequadas para que tais eventos não causem sofrimentos a população já suficientemente afectada pela crise sociopolítica", disse.
O Governo decretou quarta-feira um luto nacional de três dias e decidiu custear as exéquias e os cuidados médicos dos feridos.