Agência Panafricana de Notícias

Ministro guineense da Energia exonerado

 

Conakry,  Guiné (PANA) - O chefe do Estado guineense, Alpha Condé, exonerou, terça-feira, o ministro da Energia, Cheick Taliby Sylla, de acordo com um decreto lido na televisão nacional.

Não foi dada qualquer explicação sobre esta exoneração do ministro da Energia, substituído no processo pelo secretário-geral do ministério, . Sekou Sanfina Diakité.

Segundo observadores, a demissão do ministro Sylla seguiu-se a numerosas manifestações, frequentemente violentas, em Conakry e em cidades do Interior, devido aos constantes cortes de energia.

Jovens da prefeitura de Kamsar, a cerca de 189 quilómetros da cidade capital, Conakry, saquearam a residência do prefeito local na terça-feira, devido a excessivos cortes de energia, de acordo com observadores.

No seu plano de resposta à Covid-19 (coronavírus) , o Governo decidiu em março não obrigar os consumidores a pagar as faturas de eletricidade nem as de água durante os próximos três meses.

Porém, agastados pelos inoportunos cortes de energia, os consumidores dizem estar prontos para pagar já as suas faturas, desde que lje seja fornecida regularmente a eletricidade.

-0- PANA AC/DIM/DD 12maio2020