Ministro grego dos Negócios Estrangeiros em Benghazi, leste líbio
Atenas, Grécia (PANA) - O ministro grego dos Negócios Estrangeiros, Nikos Dendias, encontra-se desde quinta-feira em Benghazi, no leste da Líbia, para uma visita oficial, segundo um comunicado do Ministério grego dos Negócios Estrangeiros.
Durante a sua estadia, cuja duração não foi revelada, Dencias será recebido entre outras personalidades líbias, o presidente da Câmara dos Deputados, Aguila Saleh, segundo a mesma fonte.
O diplomata grego aproveitará a oportunidade para entregar vacinas contra o coronavírus, em nome do Governo grego.
Participará numa cerimónia que vai demonstrar a contribuição da Grécia para o Programa Alimentar Mundial (PAM) para a recuperação do porto de Benghazi.
Além disso, Dendias manterá um encontro com líderes da comunidade grega e autoridades líbias em Benghazi sobre o reforço da colaboração bilateral com base no respeito pelo direito internacional e, em particular, pelo direito do mar.
O encontro versará igualmente sobre as relações UE-Líbia e os desenvolvimentos na região do Mediterrâneo, disse o comunicado, acrescentando que a base constitucional para a realização de eleições gerais na Líbia, o mais rápido possível, também será discutida. Em outubro, a Grécia e o Egito rejeitaram os memorandos de entendimento marítimos e energéticos assinados pela Líbia e pela Turquia e consideraram "ilegítimo" o Governo de Unidade Nacional da Líbia.
Durante uma reunião de consulta realizada recentemente no Cairo, a capital egípcia, com seu homólogo egípcio, Sameh Choukry, o chefe da diplomacia grega declarou que o mandato do Governo líbio de Unidade Nacional expirou e que, assim sendo, não é mais o representante do povo líbio.
Portanto, consideram eles, não pode assinar acordos internacionais em nome do povo líbio.
-0- PANA AT/MA/NFB/JSG/MAR/DD 17novembro2022