Ministro gambiano da Justiça pede demissão para integrar Nações Unidas
Banjul, Gâmbia (PANA) - O ministro gambiano da Justiça, Abubacar Marie Tambadou, demitiu-se quinta-feira para ocupar um novo posto junto das Nações Unidas.
Segundo a Presidência, Tambadou, que também é o procurador-geral da República da Gâmbia, apresentou a sua demissão que foi aceite pelo Presidente Adama Barrow, no Palácio de Banjul.
Um comunicado da Presidência indica que esta demissão tem efeitos, a partir de 30 junho corrente, mas precisa a natureza do posto a assumir nas Nações Unidas.
O Presidente Barrow prestou homenagem e agradeceu ao ministro da Justiça cessante por ter trabalhado para a Gâmbia.
"O Presidente Barrow gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer ao procurador-geral Tambadou pelo seu patriotismo e dedicação ao seu país, pela sua lealdade, pela sua honestidade, e pelo seu profissionalismo durante o seu mandato como ministro da Justiça e procurador-geral”, pode-se ler no comunicado.
O Presidente notou que Tambadou iniciou e executou com êxito várias reformas principais do Governo, tais como a criação da Comissão Verdade, Reconciliação e Reparação; a Comissão Nacional dos Direitos Humanos; a Comissão de Inquérito Janneh e Faraba Fanta, e várias outras reformas legislativas.
"Sob a sua direção, nós transformamos hoje o nosso aparelho judicial, em particular, e a administração do sistema judicial, em geral, num órgão do Estado sólido e realmente independente do qual todos os Gambianos devem ser orgulhosos”, acrescentou o comunicado da Presidência.
Tambadou também foi homenageado por ter restaurado a imagem da Gâmbia na região e a nível internacional, bem como pela sua liderança no movimento mundial a favor dos direitos humanos.
A Presidência nomeou Dawda Jallow como novo ministro da Justiça e esta nomeação tem efeitos, a partir de 1 de julho de 2020.
-0- PANA MLJ/MA/NFB/JSG/FK/IZ 26junho2020