Agência Panafricana de Notícias

Ministro francês dos Negócios Estrangeiros esperado no Mali

Paris, França (PANA) - O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, efetuará uma visita sexta-feira a Bamako para se reunir com os principais responsáveis da transição no Mali, soube a PANA de fonte oficial em Paris.

"Como se comprometeram, as autoridades malianas nomearam ontém, o presidente e os vice-presidentes da Comissão Nacional de Diálogo e Reconciliação. É uma etapa importante para a reconciliação política", declarou o chefe da diplomacia francesa.

O Presidente interino maliano, Dioncounda Traoré, nomeou sábado Mohamed Salia Sokona, ex-ministro e ex-embaixador do Mali em França, para o cargo de presidente da Comissão e Diálogo e Reconciliação (CDR) criada a 6 de março último a pedido de várias organizações da sociedade civil, de partidos políticos e da comunidade internacional para a instauração duma paz duradoura no Mali através dum diálogo intercomunitário.

A CDR deverá igualmente recensear todas as partes abrangidas pelo diálogo entre as diferentes componentes da sociedade maliana.

"Este processo constitui, com as eleições, o complemento indispensável da ação da comunidade internacional para a segurança e o desenvolvimento do Mali", considerou Laurent Fabius cujo país iniciou a operação militar denominada "Serval" que desembocou, com a participação das tropas tchadianas, na libertação das três regiões do norte do Mali, designadamente Tombouctou, Gao e Kidal enquanto operações de limpeza continuam para proteger as zonas onde persisten ainda alguns bolços de resistência.

-0- PANA BM/TBM/SOC/MAR/DD 03abril2013