Agência Panafricana de Notícias

Ministro francês dos Negócios Estrangeiros esperado na África do Sul e na Nigéria

Paris, França (PANA) – O ministro francês dos Negócios Estrangeiros e Europeus, Alain Juppé, vai iniciar quinta-feira uma digressão de três dias por África que o conduzirá sucessivamente à África do Sul e à Nigéria, soube quarta-feira a PANA de fonte oficial.

O chefe da diplomacia francesa estará quinta e sexta-feiras na África do Sul para « dar um novo impulso ao nosso diálogo político com este parceiro essencial em África em conformidade com a vontade exprimida em março passado, durante a visita de Estado a França do Presidente sul-africano, Jacob Zuma », indicou o Quai d'Orsay (Ministério francês dos Negócios Estrangeiros).

Alain Juppé manterá encontros com o Presidente Jacob Zuma e com a sua homóloga, Maïte Nkoana-Mashabane, e será igualmente recebido na sede do Congresso Nacional Africano (ANC), o partido no poder.

Ele vai pronunciar um discurso no Instituto Internacional Sul-Africano das Relações Internacionais (SAIIA) em Joanesburo sobre « A Nova Governação Mundial » e vai reunir-se com os membros da sociedade civil sul-africana.

O diplomata francês vai deslocar-se ainda a Soweto para visitar uma escola e um banco de microcrédito financiados pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e inaugurará depois as novas instalações do Instituto Francês em Joanesburgo.

Alain Juppé visitará depois sexta-feira e sábado à Nigéria onde ele recordará o apoio forte dos dois países face ao problema do terrorismo. “A segurança na faixa Sahelo-sariana e a luta contra o terrorismo são prioridades de França », indicou o comunicado do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros.

Na Nigéria, Alain Juppé deverá ser recebido pelo Presidente Goodluck Jonathan e vai encontrar-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Olugbena Ashiru. Estas discussões permitirão continuar o diálogo político engajado com a Nigéria, com o qual França assinou uma parceria estratégica durante a visita do ex-Presidente Umaru Yar´Adua a França em 2008.

Ele evocará o papel determinante da Nigéria no seio da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e do Conselho de Segurança a favor da paz e da democracia durante as crises políticas na Côte d´Ivoire e na Líbia.

O diplomata francês assistirá igualmente à assinatura duma convenção de financiamento dum projeto da AFD a favor dos transportes urbanos na cidade de Lagos dum montante de 100 milhões de dólares americanos e participará num jantar oferecido pelo seu homólogo nigeriano, na presença de empresários franceses e nigerianos.

« A Nigéria é o primeiro parceiro comercial de França na África Subsariana e numerosas empresas estão presentes neste país ; o desenvolvimento das nossas trocas comerciais será um dos assuntos evocados durante as diferentes reuniões », sublinhou o Quai d´Orsay.

A última etapa da visita do ministro francês dos Negócios Estrangeiros vai decorrer em Kano, onde vai reunir-se com o governador e o emir do Estado antes de pronunciar um discurso no centro de conferências « Mambaya House » sobre o tema : « França e a Emergência Africana”.

-0- PANA BM/TBM/MAR/TON 09novembro2011