Ministro francês dos Negócios Estrangeiros em Bamako
Bamako, Mali (PANA) - O ministro francês para a Europa e Negócios Estrangeiros, Jean Yves Le Drian, encontra-se desde domingo em Bamako para uma visita de 24 horas, soube a PANA de fonte oficial.
Nersta segunda-feira, Le Drian participará numa cerimónia de assinatura de várias convenções, de acordo com a fonte.
Será recebido em audiência pelo Presidente da Transição no Mali, Bah N'Daw, e pelo seu Vice, o coronel Assimi Goita, devendo deixar a capital maliana neste mesmo dia, à tarde.
É pela primeira vez que um responsável francês deste gabarito visita Bamako desde o derrube, a 18 de agosto último, do então Presidente maliano democrativamente eleito, Ibrahim Boubacar Keita, e a imediata instalação das autoridades da transição.
Esta visita é considerada importante, devido à natureza excecional das relações entre o Mali e a França, sendo esta última um "parceiro importante" deste país da África Ocidental.
A França intervém militarmente no Mali no quadro da luta contra o terrorismo.
A sua força, Barkhane, apoia os Exércitos maliano, burkinabe e nigeriano na luta contra grupos terroristas no Sahel.
O Exército francês está presente no Mali, desde janeiro de 2013, quando lançou a sua então Operação Serval, que pôs fim ao avanço de grupos terroristas para o sul do país.
Jihadistas e rebeldes tuaregues independentistas ocupavam, de março de 2012 a janeiro de 2013, três regiões do Mali, designadamente Tombouctou, Gao e Kidal, no norte, ou seja, dois terços do território maliano.
-0- PANA GT/DIM/DD 26outubro2020