Agência Panafricana de Notícias

Ministro francês dos Negócios Estrangeiros inicia digressão por África

Paris- França (PANA) -- O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Kouchner, iniciou esta quarta-feira uma digressão de três dias a África que o conduziu ao Ruanda e posteriormente à RD Congo, ao Congo, ao Burkina Faso e à Cote d'Ivoire, soube a PANA quarta-feira em Paris de fonte oficial.
Durante a sua estada de 24 horas em Kigali, Kouchner será recebido pelo Presidente, Paul Kagamé, com quem eevocará o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países depois de três anos de ruptura.
Segundo o programa da sua digressão, o ministro francês vai deslocar-se sexta- feira a Kinshasa, na RD Congo, onde vai reunir-se com o Presidente Joseph Kabila.
Eles vão abordar, entre ouros, as relações bilaterais entre os dois países, a situação política congolesa, aspectos regionais, bem como o futuro da Missão das Nações Unidas no Congo (MONUC).
A RD Congo pediu um calendário de retirada da MONUC, enquanto França indica que tal partida é ainda premutura.
No Burkina Faso, onde é esperado sábado, Bernard Kouchner discutirá com o Presidente burkinabe, Blaise Compaoré, s missões de mediação na Guiné-Conakry, na Côte d'Ivoire e no Togo.
França reiterou várias vezes o seu apoio à mediação na Guiné-Conakry pelo Presidente Compaoré enquanto medianeiro da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
A digressão de Kouchner terminará domingo por uma escala de algumas horas em Abidjan, na Côte d'Ivoire, onde ele vai reunir-se com o Presidente ivoiriense, Laurent Gbagbo.
O ministro francês vai exprimir ao seu anfitrião a dedicação do seu país ao regresso da estabilidade e do desenvolvimento àa Côte d'Ivoire.