Agência Panafricana de Notícias

Ministro francês dos Negócios Estrangeiros apela Gaboneses à unidade

Paris- França (PANA) -- O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Kouchner, exortou segunda-feira o povo gabonês à paz e à unidade depois da morte do seu Presidente, Omar Bongo Ondimba, ocorrida o mesmo dia em Barcelona, na Espanha, onde ele estava hospitalizado há várias semanas numa clínica privada.
"França perde hoje um amigo, mas deploro igualmente uma perda para África, continente onde Bongo Ondimba, unanimemente respeitado pelos seus pares, trabalhou com determinação e coragem para a paz e a estabilidade", declarou Kouchner, citado num comunicado oficial publicado em Paris.
Expriminado ao mesmo tempo a sua "profunda tristeza", o ministro francês sublinhou a sua confiança na capacidade do povo gabonês de assagurar o seu futuro na estabilidade e no respeito das suas instituições democráticas.
A morte do Presidente Bongo Ondimba foi oficialmente anunciada segunda-feira à tarde pelo primeiro-ministro gabonês, Jean Eyghe Ndong, afirmando que ele foi vítima "duma paragem cardiáca" enquanto algumas fontes médicas indicam que o defunto sofria dum cancro do estômago e dum diabete severo.
O Presidente Bongo Ondimba, de 73 anos de idade, chegou ao poder em 1967 depois da morte de Léon Mba, o primeiro Presidente do país, de que ele era o Vice-Presidente.