Ministro francês da Economia esperado na Etiópia e no Quénia
Paris, França (PANA) - O ministro francês da Economia e Finanças, Bruno Le Maire, inicia esta segunda-feira uma digressão de 48 horas, que o conduzirá sucessivamente a Addis Abeba (Etiópia) e a Nairobi (Quénia), no quadro do acompanhamento dos projetos abordados nestes dois países durante a visita do Presidente francês, Emmanuel Macron, em março último, soube a PANA de fonte oficial.
Na Etiópia, Bruno Le Maire vai avistar-se com Tewolde GebreMariam, presidente diretor-geral do grupo "Ethiopian Aviation", na sequência da abertura de uma ligação aérea Marselha-Addis Abeba, operacional desde 2 de julho corrente.
Este encontro deve ainda analisar os projetos de parcerias económicas com as empresas francesas.
O governante francês vai reunir-se igualmente com o seu homólogo etíope, Ahmed Shide, com quem deverá encerrar os trabalhos do primeiro Comité de Acompanhamento Franco-Etíope sobre a Promoção dos Investimentos Franceses na Etiópia.
Um encontro e um jantar de trabalho com o primeiro-ministro Abiy Ahmed permitirão garantir o acompanhamento dos projetos de cooperação iniciados durante a sua reunião com o Presidente Emmanuel Macron, a 12 de março último, indica a fonte.
Bruno Le Maire chega a Nairobi, terça-feira, no prolongamento da primeira visita de Estado de um Presidente francês ao Quénia, desde a sua independência há 56 anos.
Ele vai avistar-se com os ministros quenianos das Finanças, Henry Rotich; das Infraestruturas e Transportes, James Macharia; e da Indústria e Comércio, Peter Munyia, a fim de examinar nomeadamente a evolução dos compromissos assumidos no domínio das infraestruturas de transporte.
Participará ainda num pequeno-almoço com representantes das empresas francesas implantadas, no Quénia, antes de se reunir, durante um jantar, com empresários quenianos no quadro da promoção dos investimentos, em França.
-0- PANA BM/TBM/IBA/FK/IZ 22julho2019