Ministro francês da Economia esperado no Níger
Paris, França (PANA) – O ministro da Economia e Finanças, Bruno Le Maire, desloca-se esta quinta-feira a Niamey para uma visita oficial de trabalho ao Níger, soube a PANA de fonte oficial em Paris.
Na capital nigerina, o governante francês participará numa reunião dos ministros das Finanças da Zona Franco.
O encontro permitirá aos ministros das Finanças, aos governadores dos bancos centrais e aos presidentes das instituições regionais analisarem juntos questões de atualidade económica e financeira da zona e progressos dos trabalhos a médio e longo prazos.
Durante esta reunião, inscrita na continuidade do anterior encontro de Paris, os participantes abordarão várias questões, das quais reformas económicas, a manutenção dos esforços de consolidação orçamental para se garantir um desenvolvimento sustentável dos países, a mobilização das receitas fiscais e a luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo.
O responsável francês, após a abertura deste encontro e da reunião plenária dos ministros da Zona Franco, manterá um encontro bilateral com o Presidente nigerino, Mahamadou Issoufou, e visitará a Base Aérea Projetada (BAP) de Niamey antes da sua partida para Dakar, no Senegal, prevista para sexta-feira.
No Senegal, Bruno Le Maire assistirá ao lançamento da iniciativa “Choose Africa” (Escolher África) para empresas emergentes, MPE( Muito Pequenas Empresas) e PME (Pequenas e Médias Empresas) em África, indica-se.
A viagem do governante francês para o Senegal, indicou o ministério francês da Economia, segue-se a uma visita do Presidente francês, Emmanuel Macron, efetuada em fevereiro de 2018.
A mesma permitir-lhe-á concretizar o compromisso assumido pela França em Ouagadougou (Burkina Faso) de acompanhar a revolução do empresariado e da inovação em África, em particular com o lançamento da iniciativa “Choose Africa” para empresas emergentes, MPE e PME em África.
Mais de dois biliões 500 milhões de euros serão consagrados ao financiamento e ao acompanhamento das empresas emergentes, das MPE e PME no continente africano, até a 2022, podendo quase 10 mil empresas africanas ser assim acompanhadas durante este período, precisou o ministério francês da Economia e Finanças.
Durante a sua estada no Senegal, Bruno Le Maire, antes do lançamento da iniciativa « Choose Africa », terá um encontro à porta fechada com empresários franceses presentes neste Senegal, com o ministro senegalês da Economia, Finanças e Planeamento, Amadou Ba.
Também visitará a zona do TER (Comboio Expresso Regional) de Dakar e terminará o seu dia com um encontro com o chefe de Estado senegalês, Macky Sall.
Por outro lado, acrescentou o ministério francês da Economia, o Senegal, sendo um parceiro económico importante de França, Bruno Le Maire aproveitará este deslocamento para aprofundar a relação económica, já rica, entre os dois países.
-0- PANA BM/BEH/SOC/FK/DD 28março2019