Ministro do Interior saúda vontade da ONU de reunir partes líbias desavindas
Trípoli, Líbia (PANA) - O Ministério do Interior do Governo líbio de União Nacional manifestou-se, domingo, "disponível" para “usar totalmente o seu potencial para conseguir pôr termo a qualquer derramamento de sangue no país, soube a PANA de fonte oficial em Tripoli.
O anúncio foi feito pelo ministro do Interior do Governo líbio de União Nacional, Fathi Bachagha, que na ocasião saudou os esforços da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) para “reunir as partes líbias desavindas e pôr termo à crise política” no país.
O governante reagia a um anúncio pelo pela Missão das Nações Unidas na Líbia (MANUL), feito um dia antesm, da retomada, no início de novembro próximo, na Tunísia, do Fórum Inclusivo das Negociações Políticas.
O anúncio segue-se a consultas intensas realizadas entre os Líbios em Marrocos, na Suíça e no Egito, e que permitiram progredir para um consenso favorável, ou seja, um diálogo político inter-líbio.
Num tweet publicado domingo, após o lançamento das consultas, na cidade do Cairo (Egito), sobre o processo constitucional na Líbia, sob os auspícios das Nações Unidas, Fathi Bachagha garante que “utilizaremos todas as capacidades do Ministério do Interior para envidarmos todos esforços possíveis a fim de cessar o derramamento de sangue, restaurar a segurança e estabilidade políticas e apoiar uma paz global na Líbia.”
Saudou igualmente os esforços da MANUL e os da representante especial interina do Secretário-Geral das Nações Unidas na Líbia, Stephanie Williams, para reunir as partes líbias e pôr termo à crise política na Líbia.
"O comportamento positivo dos países vizinhos e de todos os países de apoiarem a paz na Líbia teve um impacto tangível na progressão das negociações de diálogo e no renascimento da esperança de resolução da crise”, acrescentou.
Bachagha exprimiu, por outro lado, a sua esperança de que estes esforços culminem numa “transição da fase de aventuras militares para uma de resolução política, que garanta a paz e a estabilidade a todos.”
Os trabalhos da reunião da vertente constitucional iniciaram-se domingo no cairo, sob os auspícios das Nações Unidas e com a participação das delegações do Alto Conselho de Estado líbio (Parlamento oficial) e da Câmara dos Representantes (Parlamento paralelo).
Esta reunião realiza-se alguns dias após um acordo concluído entre as duas partes em Marrocos sobre os critérios do exercício de funções de soberania na Líbia.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 12out2020