Niamey, Níger (PANA) – O ministro nigerino do Interior e Segurança Pública, Mohamed Bazoum, foi investido domingo candidato às eleições presidenciais de 2021, pelo Partido Nigerino para a Democrcia e Socialismo (PNDS).
Presidente do PNDS desde 2013, Mohamed Bazoum foi investido por unanimidade de oito federações regionais, coordenações do exterior e organizações de massa (mulheres e jovens), durante um congresso extraordinário do partido, no Palácio dos Desportos de Niamey.
Ele foi, com o atual Presidente da República, Mahamadou Issoufou, um dos cofundadores do PDNS, em 1990.
Durante o congresso, os intervenientes sublinharam as “qualidades intrínsecas e o percurso excecional, a lealdade e os combates travados por Mohamed Bazoum para justificar a sua candidatura às próximas eleições presidenciais.
O atual Presidente da República, depois de dois mandatos à frente do país, não pode apresentar-se às eleições presidenciais, nos termos da Constituição.
O PNDS é o segundo partido da maioria depois de MNSD a investir o seu candidto para a batalha presidencial de 2021, marcando o fim do segundo mandato do Presidente Issoufou, eleito em 2011 e reeleito em 2016.
No seu discurso de investidura, Mohamd Bazoum comprometeu-se, se for eleito em 2021, a continuar o trabalho do seu antecessor, em particular as grandes obras que inaugurou.
-0- PANA SA/TBM/IBA/MAR/IZ 1abril2019