Ministro de Turismo e Transportes demite-se em Cabo Verdeno em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - O ministro do Turismo, Transportes e Economia Marítima, José Gonçalves, pediu a sua demissão do Governo, por motivos pessoais, apurou a PANA de fonte oficial.
Na sequência desta demissão, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, procedeu a um reajuste na equipa governamental para a substituição deste último, nas duas pastas que tutelava.
Jose Goncalves vai ser substituído no cargo de ministro da Economia Marítima pelo atual secretário de Estado da pasta, enquanto, para o setor do Turismo e Transportes, tutela um novo ministro, o economista Carlos Santos.
De acordo com um comunicado do Governo, a tomada de posse dos novos membros do Governo acontece nesta sexta-feira, 10de janeiro, momento em que também será empossado o novo ministro-adjunto do primeiro-ministro e da Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, em substituição do anterior titular da pasta, Júlio Herbert, falecido em outubro último.
O novo ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, licenciado em Economia, é o atual administrador residente do grupo turístico Oásis Atlântico em Cabo Verde, do qual é quadro desde 2009.
É também presidente da Assembleia Municipal do Sal e, desde 2019, administrador não executivo da Cabo Verde Airlines (CVA).
Desempenhou, igualmente, as funções de vice-presidente de Câmara de Turismo.
Em 2000, trabalhou enquanto técnico superior no Gabinete do vice-primeiro-ministro e já trabalhou em Portugal, São Tomé Príncipe e Angola.
Paulo Veiga é formado em gestão de empresas e marketing e vinha desempenhando funções, no Governo, desde janeiro de 2018, na qualidade de secretário de Estado da Economia Marítima, coadjuvando o ministro demissionário José Gonçalves.
O novo ministro-adjunto do primeiro-ministro e da Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, era, até ser indigitado para o cargo, o líder da bancada parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD), partido no poder.
É doutorado em Ciências Jurídico-Civis, mestre em Psicologia e Ciências da Educação.
Entre 1991 e 2001, quando o MpD esteve no poder pela primeira vez, ela, este exerceu altos cargos no país, nomeadamente os de Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, de Ministro dos Negócios Estrangeiros, de Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro da Saúde.
-0- PANA CS/DD 09jan2020