Agência Panafricana de Notícias

Ministro das Finanças suspenso na Guiné-Conakry

Conakry- Guiné (PANA) -- O Presidente autoproclamado da Guiné-Conakry, o capitão Moussa Dadis Camara, suspendeu o ministro das Finanças e Economia, o capitão Mamadou Sandé, "até à nova ordem", anunciou uma fonte oficial.
A suspensão do ministro Sandé foi publicada sabádo à noite por um decreto que não fornece nenhuma explicação sobre a sanção infligida a esta personalidade cuja pasta está ligada à Presidência da República.
Esta medida foi decidida alguns dias após o despedimento "por falta grave" do tenente-coronel Aboubacar Sidiki Camara, ministro e secretário permanente do Conselho Nacional para a Democracia e Desenvolvimento (CNDD), a junta que tomou o poder a 23 de Dezembro último na Guiné-Conakry na sequência da morte do então Presidente da República, Lansana Conté.
Durante um debate televisivo, organizado algumas horas após a sua exoneração, o presidente do CNDD disse que o tenente-coronel Camara foi empossado sem o seu consentimento e que a sua nomeação suscitou protestos no seio da junta militar no poder.
Porém, outras fontes indicam que o despedimento do tenente-coronel Camara se deve à sua intervenção a favor da libertação dos antigos generais e de outros oficiais superiores detidos no Campo Alpha Yaya Diallo, actual Quartel-Geral do CNDD.