Agência Panafricana de Notícias

Ministro da Saúde demite-se na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – O ministro da Saúde, Oly llunga Kalenga, apresentou a sua demissão segunda-feira ao primeiro-ministro,  Bruno Tshibala.

Na sua carta de demissão, o ministro da Saúde evoca a decisão do Presidente da República, de 20 de julho de 2019, de colocar a condução da resposta contra a epidemia do vírus Ébola sob a sua supervisão direta, com a colaboração dum secretário técnico, incumbido já de coordenar todas as atividades conexas.

Durante uma reunião com  membros do seu gabinete, o demissionário exortou-lhes a perseverarem no trabalho e manterem a coragem.

Oly llunga Kalenga é o segundo ministro na história da República Democrática do Congo a apresentar uma carta de demissão depois de Freddy Matungulu, então ministro das Finanças e Orçamento em fevereiro de 2003.

O Presidente Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo modificou sexta-feira última a configuração da equipa encarregue de levar a cabo a resposta contra este flagelo.

A conduta da resposta faz-se doravante sob a sua supervisão, enquanto a responsabilidade do secretariado técnico do comité multissetorial é confiada a uma equipa de peritos, sob a direção de Jacques Muyembe Tamfum, diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica (INRB), perito em matéria de luta contra Ébola e investigador principal no protocolo de vacina com rVSV ZEBOV.

-0- PANA KON/TBM/SOC/MAR/DD 22julho2019