Agência Panafricana de Notícias

Ministro da Cultura acumula pasta do Mar em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou ter apresentado ao Presidente da República o nome de Abrãao Vicente para ministro do Mar, em acumulação com o cargo de ministro da Cultura e das Indústrias Criativas.

Numna mensagem, o chefe do Governo cabo-verdiano explica que Abraão Vicente vai acumular a pasta do Ministério do Mar, com sede na ilha de São Vicente, após o pedido de demissão do anterior ministro, Paulo Veiga.

Em 03 de novembro corrente, Ulisses Correia e Silva revelou que aceitou o "pedido de demissão" do ministro do Mar, Paulo Veiga, mas que iria aguardar pela posse do Presidente da República, José Maria Neves, em 09 de novembro, para apresentar o novo nome,  que agora aconteceu.

Alguma imprensa local cabo-verdiana referiu na altura que Paulo Veiga se mostrou descontente com o apoio do Governo e do Movimento para a Democracia (MpD, maioria) à candidatura presidencial de Carlos Veiga,  seu primo e  antigo presidente do MpD, que viu o ex-primeiro-ministro (2001 a 2016) José Maria Neves ser eleito logo à primeira volta o quinto Presidente da República de Cabo Verde.

Contudo, na  mensagem em que anunciou o seu pedido de demissão, Paulo Veiga nada esclareceu, referindo apenas que assumirá o cargo de deputado, para o qual foi eleito pelo MpD nas legislativas realizadas em abril deste ano.

"Este é o cargo para o qual fui eleito diretamente pelo povo e para o qual, penso, continuo a ter condições políticas para exercer até ao final do mandato", acrescentou.

Já Abraão Vicente assumiu o cargo de ministro da Cultura e das Indústrias Criativas na legislatura anterior (2016-2021), tendo sido reconduzido na mesma função na atual legislatura, iniciada em maio.

O elenco governativo empossado na altura cresceu para um recorde de 28 membros, entre primeiro-ministro, 18 ministros (incluindo um vice-primeiro e dois ministros de Estado) e nove secretários de Estado, sofrendo agora uma redução ao nível do total de ministros.

-0- PANA CS/IZ 28nov2021