Agência Panafricana de Notícias

Ministro da Agricultura adverte de penúria alimentar na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – O ministro nigeriano da Agricultura, Akinwumi Adesina, advertiu que a nação poderá registar uma penúria alimentar devido ao facto de alguns países asiáticos, com os quais a Nigéria contava para importar arroz e trigo, estarem a reduzir o seu volume de exportações, devido à diminuição da produtividade agrícola nestes Estados.

O governante nigeriano, que falava em Abuja, durante uma audiência com membros da Comissão Agrícola da Câmara dos Representantes, citou a Tailândia, a Índia e o Vietname entre os países afetados pelas reduções das exportações.

Segundo Adesina, citado quarta-feira pelo jornal privado "Punch", a factura das importações de produtos alimentares da Nigéria é excecionalmente elevada, estimada anualmente em mais de um trilião de nairas (mais de seis biliões de dólares americanos).

« As importações de produtos alimentares na Nigéria aumentam a uma taxa insustentável de 11 porcento », advertiu o ministro nigeriano, antes de acrescentar que «para fazer face a esta questão, o Governo Federal está a trabalhar com os outros Ministérios do Governo para relançar o setor agrícola ».

-0- PANA VAO/NFB/FK/IZ 12out2011