Agência Panafricana de Notícias

Ministro congolês da Defesa visita Bélgica

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- O ministro da Defesa da República Democrática do Congo (RDC), Charles Mwando Nsimba, encontra-se desde domingo último em Bruxelas para uma visita de trabalho à Bélgica, soube-se segunda-feira de fonte diplomática congolesa.
Esta visita segue-se à deslocação efectuada em Março último à RD Congo pelo seu homólogo belga, Pieter De Creme, que assinou em Kinshasa uma declaração de intenção sobre a parceria militar entre os dois países.
A visita do governante congolês será marcada pela assinatura dum acordo de cooperação técnica militar bilateral para o período 2009-2010.
Nsimba visitará o centro de treino e comando de Marche-les-Dames e a Escola Real Militar que acolhe vários alunos oficiais congoleses.
Ele será recebido quarta-feira pelo alto representante da União Europeia (UE) para a Política Externa e Segurança Comum, Javier Solana.
Anualmente, a Bélgica consagra 40 milhões de euros aos programas de cooperação militar com a RD Congo, a sua ex-colónia.
Desde 2004, o Exército belga envolveu-se em programas de formação do novo Exército nacional congolês, as famosas Forças Armadas da RDC (FARDC).