Agência Panafricana de Notícias

Ministro chinês dos Negócios Estrangeiros esperado no Mali

Bamako, Mali (PANA) - O ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, é aguardado domingo próximo em Bamako, para uma visita oficial ao Mali no quadro do reforço da cooperação bilateral e da aplicação dos resultados do Fórum sobre a Cooperação Sino-Africana organizado em dezembro de 2015, em Joanesburgo, soube a PANA de fonte oficial.

Durante a sua estada, Wang Yu será recebido em audiência pelo primeiro-ministro maliano, Abdoulaye Idrissa Maiga.

Uma sessão de trabalho vai reunir as delegações chinesa e maliana sob a copresidência do ministro chinês e do seu homólogo maliano, Abdoulaye Diop, para abordar assuntos de interesse comum e projetos prioritários submetidos pelo Mali ao Governo chinês no quadro da aplicação dos resultados da cimeira de Joanesburgo.

A China constitui uma parceira histórica e estratégica do Mali. Desde a Independência deste país da África Ocidental, a cooperação sino-maliana conta no seu ativo a realização de numerosos projetos de desenvolvimento nos domínios mais variados (agricultura, hidráulica, infraestruturas, obras públicas, indústria, transportes, educação e saúde).

A China fez importantes realizações no Mali das quais as mais recentes são a construção da terceira ponte de Bamako, da autoestrada Bamako-Segou (centro, 240 quilómetros), de 10 casas da Mulher e da Criança, do campus universitário de Kabala e do hospital do Mali.

Fazem ainda parte deste ativo a reabilitação em curso do Centro Internacional de Conferências de Bamako (CICB) e o apoio logístico de 20 veículos limosines oferecidos pela China, durante a 27 cimeira África-França organizada, em Bamako, de 13 e 14 de janeiro de 2017.

-0- PANA GT/JSG/IZ 18mai2017