Agência Panafricana de Notícias

Ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros visita Bélgica

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- O ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros, José Brito, chegou segunda-feira a Bruxelas para uma visita de trabalho durante a qual ele será recebido na Comissão Europeia, soube a PANA de fonte diplomática na capital belga.
José Brito vai reunir-se com o seu homólogo espanhol, Miguel Angel Moratinos, cujo país assume a presidência em exercício da UE, para proceder a uma avaliação da parceria especial concluída em finais de 2007 entre a União Europeia e Cabo Verde, indicou a mesma fonte.
Não sendo produtor de matérias-primas, Cabo Verde está isento dos Acordos de Parceria Económica (APE) que a UE pretende concluir com os países de África, das Caraíbas e do Pacífico (ACP).
O arquipélago cabo-verdiano controla, contudo, um espaço aéreo importante, bem como portos no Atlântico e conta com uma grande população de imigrantes na Europa.
Segundo as estatísticas oficiais, os Cabo-verdianos são mais numerosos no estrangeiro do que no seu próprio país.
Importantes comunidades cabo-verdianas residem na Holanda, na Espanha, em Portugal, em França e em Luxemburgo e de onde repatriam ao seu país avultadas somas de dinheiro que contribuem para aliviar a balança de pagamentos do Estado insular.
A parceria especial que liga Cabo Verde à União Europeia abrange a facilitação da estada de cidadãos cabo-verdianos na Europa, bem como as transferências dos fundos para o seu país.