Agência Panafricana de Notícias

Ministro burundês de Finanças promovido a secrertário-geral da CEEAC

Bujumbura, Burundi (PANA) – O atual ministro burundês das Finanças, Tabu Abdallah Manirakiza, foi aceite no posto de secretário-geral adjunto, encarregue dos Programas, Orçamento, Administração e Recursos Humanos da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) sediada em Libreville, no Gabão, noticiou esta segunda-feira a rádio nacional (pública).

Os 10 países-membros deste agrupamento subregional de integração económica são o Burundi, Angola, os Camarões, a República Centroafricana, o Congo, a República Democrática do Congo (RDC), o Gabão, a Guiné-Equatorial, São Tomé e Príncipe e o Tchad.

O posto de secretário-geral adjunto da CEEAC vai ser entregue pela sua compatriota no final do mandato, Clotilde Nizigama, ex-ministra das Finanças do atual Presidente burundês, Pierre Nkurunziza.

Tabu Abdallah Manirakzia, de 60 anos de idade, foi formado em estatísticas e em economia aplicada, com principalmente uma especialização em contabilidade, Modelização Macroeconómica e Macrofinanceira, na Suíça.

No plano linguístico, o ministro Abdallah domina pelo menos três línguas internacionais designadamente, o francês, o inglês e o alemão.

O governante burundês vai deixar atrás dele um marasmo económico sem precedentes devido a uma interminável crise política de quase um ano que fez fugir capitais estrangeiros do Brurundi.

-0- PANA FB/BEH/IBA/FK/DD 28março2016