Agência Panafricana de Notícias

Ministro beninense candidata-se às presidenciais de 2011 no Benin

Cotonou- Benin (PANA) -- O actual ministro beninense da Cultura, Alfabetização e Promoção das Línguas Nacionais, Galiou Daouda Soglo, acaba de declarar oficialmente a sua candidatura às eleições presidenciais de Março de 2011 no Benin.
Soglo fez esta declaração durante uma digressão por Natitingou, uma localidade do noroeste do país, a cerca de 600 quilómetros de Cotonou.
Filho mais novo do ex-Presidente beninense, Nicéphore Soglo, Galiou Soglo participou na presidencial de 2006 contra o seu irmão Léhady Soglo, empossado pelo seu partido de que é membro da mesa política.
Ele entrou no Governo numa altura em que as relações entre o seu partido político e o poder começaram a deteriorar-se.
Demitiu-se várias vezes e não perde nenhuma ocasião para contestar as decisões da sua família política, sobretudo as contrárias ao Governo do actual chefe do Estado, Yayi Boni.
A sua candidatura será apoiada por associações de jovens que estimam que ele poderá obter um melhor resultado do que em 2006, com base no peso político e na experiência que adqueriu no seio do Governo da mudança.
De acordo com diversos observadores da vida política, esta candidatura visa mais uma vez "anular" os votos dos militantes do Renascimento do Benin, envolvido num processo de candidatura única com a União faz a Nação.