Agência Panafricana de Notícias

Ministro belga dos Negócios Estrangeiros esperado na Argélia, no Mali e na Côte d'Ivoire

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynder, iniciou esta segunda-feira uma digressão por África que o conduzirá à Argélia, ao Mali e à Côte d’Ivoire.

A crise maliana estará no centro das discussões que o chefe da diplomacia belga manterá com as mais altas autoridades destes países, segundo um comunicado governamental divulgado em Bruxelas.

A Bélgica, que participa na "operação Serval" , lançada pela França contra grupos jihadistas (islamitas) no Mali, recusa-se, porém, a envolver-se na Missão Europeia de Treino e Aconselhamento do Exército Maliano (EUTM).

Durante a cimeira europeia realizada quinta e sexta-feira últimas em Bruxelas, fortes pressões foram exercidas sobre a Bélgica para uma participação do seu Exército na EUTM, de que um contingente precursor de 70 soldados se encontra desde o fim de semana passado em Bamako.

Este contingente é integrado por oficiais de ligação, por uma equipa técnica de peritos em comunicação e em infraestruturas, segundo um comunicado do Conselho dos Estados da União Europeia.

-0- PANA AK/TBM/FK/DD 11fev2013