Agência Panafricana de Notícias

Ministro belga da Defesa esperado na RD Congo

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- O ministro federal belga da Defesa, Pieter De Crem, deixará Bruxelas segunda-feira para a RD Congo onde efectuará uma visita de trabalho de quatro dias, soube-se de fonte oficial.
Ele será recebido em Kinshasa pelo Presidente Joseph Kabila e reunir- se-á com o seu homólogo congolês para passar em revista o estado do acordo de parceria militar que liga a Bélgica e a sua ex-colónia.
De Crem vai deslocar-se a Kananga para visitar um grupo de oficiais instrutores belgas que participam num programa de formação de formadores.
O ministro belga partirá depois para Lubumbashi para visitar o Consulado belga cuja reabertura foi autorizada pelo Governo congolês depois de encerrado na sequência dum incidente diplomático entre os dois países.
Cerca de dois mil expatriados belgas estão instalados em Lubumbashi e na província de Katanga onde trabalham essencialmente na exploração das minas de cobre e de cobalto.
Após Lubumbashi, o ministro belga da Defesa deslocar-se-á a Kindu onde a Bélgica pretende instalar uma antena médica a ser gerida por uma unidade de apoio sanitário.