Ministro argelino dos Negócios Estrangeiros esperado na Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) – O ministro argelino dos Negócios Estrangeiros, Sabri Boukadoum, é aguardado esta quinta-feira, em Túnis, para uma visita de trabalho de dois dias a convite do seu homólogo tunisino, Khemaïs Jhinaoui, soube-se de fonte oficial na capital tunisina.
É a primeira deslocação do chefe da diplomacia argelina desde a sua recente entrada em funções.
Segundo um comunicado do Ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros, esta visita será a oportunidade para abordar os meios de reforçar as relações de fraternidade e de cooperação entre os dois países, em particular nos domínios económico e do desenvolvimento das zonas fronteiriças.
As discussões entre os dois ministros devem igualmente versar a intensificação da coordenação securitária e militar no quadro dos esforços comuns para garantir a vigilância nas fronteiras e lutar contra o terrorismo, à luz dos desenvolvimentos ocorridos na região, acrescenta a mesma fonte.
Esta visita também oferecerá a oportunidade para trocar pontos de vista sobre questões regionais e internacionais de interesse comum, em particular as relativas aos desenvolvimentos da situação na região do Magrebe e nos países árabes, bem como aos graves acontecimentos, na Líbia.
Túnis e Argel discutirão, por outro lado, sobre os esforços e as iniciativas que visam ativar a União do Magrebe, atualmente à deriva, devido essencialmente ao problema do Sara Ocidental.
-0- PANA BB/IS/SOC/FK/IZ 25abril 2019