Agência Panafricana de Notícias

Ministra portuguesa da Justiça adia visita a Angola

Luanda, Angola (PANA) - A ministra portuguesa da Justiça, Francisca Van Dunem, adiou "sine die" a sua anunciada visita oficial de três dias a Angola "a pedido das autoridades angolanas", noticiou quinta-feira a imprensa local, citando um comunicado oficial luso.

Segundo a fonte, o Ministério da Justiça em Portugal não forneceu mais pormenores, limitando-se apenas a justificar que a visita, que devia realizar-se esta semana, foi adiada a pedido das autoridades angolanas, "aguardando-se o seu reagendamento”.

Este adiamento surge depois de Portugal ter pedido Angola auxílio judiciário para se notificar o atual Vice-Presidente angolano, Manuel Vicente, dum despacho de acusação do Ministério Público luso por crimes de corrupção, branqueamento de capitais e falsificação de documento.

Informações veiculadas pela imprensa portuguesa admitem que, se as autoridades angolanas se recusarem a satisfazer o pedido, poderá ser emitido um mandado de captura internacional contra o Vice-Presidente de Angola.

A ser emitido, este mandado internacional permitiria a detenção de Manuel Vicente
em qualquer país que aceite cumprir o pedido de auxílio internacional, acrescentam.

-0- PANA IZ 23fev2017