Agência Panafricana de Notícias

Ministra nigerino lamenta aumento de crianças de rua no seu país

Niamey, Níger (PANA) – O fenómeno dos meninos de rua é cada vez maior no Níger, nomeadamente nos centros urbanos, disse quinta-feira a ministro nigerina da População, Promoção da Mulher e Criança, Maikibi Kadidiatou Dandobi.

Numa mensagem distribuída por ocasião da celebração do Dia da Criança Africana, nesta quinta-feira, sublinhou que um estudo sobre a situação da criança e da mulher no Níger realizado em 2008 indica que um grande número de crianças é parcial ou totalmente privado de quadro estável para crescer e muitos delas são abandonadas.

O mesmo estudo revela a existência no Níger de 11 mil 42 meninos da rua.

Dandobi afirmou todavia que importantes realizações em matéria de promoção e proteção dos direitos dos meninos foram feitas no Níger.

Entre estas realizações, cita a revisão da política nacional de proteção da criança em 2009, a elaboração em 2010 de um documento de orientações nacionais para assistir as crianças em situação de vulnerabilidade e a criação de um centro de reinserção socioeconómico das crianças em Maradi, no centro leste do país.

Dandobi afirmou que estas realizações traduzem uma «vontade política firme» do Governo da sétima República de melhorar as condições de vida das camadas mais vulneráveis, nomeadamente as mulheres e as crianças.

-0- PANA SA/AAS/CJB/IZ 16junho2011