Ministra italiana do Interior aguardada na Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) - A ministra italiana do Interior, Luciana Lamorgese, é esperada na próxima semana em Túnis para uma visita oficial, soube a PANA de fonte oficial no local.
Durante a sua estada, a governante italiana reunir-se-á com autoridades tunisinas, incluindo o Presidente tunisino, Kais Saeid, e o ministro do Interior, Hicham Mchichi, com as quais examinará assuntos atinentes à migração.
As tentativas de migração clandestina, a partir das costas tunisinas, aumentaram sensivelmente nos últimos dias, nomeadamente a frustrada quarta-feira à noite pela segurança tunisina, ao largo da cidade de Zarzis, no sudeste da Tunísia, assinala-se.
De acordo com uma fonte de segurança tunisina, 24 pessoas foram detidas, das quais um criança de cinco anos idade, por unidades de Polícia, que também confiscaram uma embarcação, dois motores e várias quantidades de combustível.
As costas tunisinas tornaram-se, desde o fim do ano transato, num mais importante ponto de partida da migração clandestina, no sul do Mar Mediterrâneo, para a Itália.
As tentativas dos candidatos à migração aumentaram nas últimas semanas, saldando-se no entanto em detenções diárias anunciadas diários por autoridades competentes, assinala-se.
O número de migrantes clandestinos tunisinos, que chegaram à Itália, duplicou-se para atingir 685 pessoas nos cinco primeiros meses do ano, excluindo migrantes clandestinos chegados à Europa durante os meses de junho último e julho corrente.
Várias fontes italianas anunciaram, terça-feira última, a chegada de 80 cidadãos tunisinos à ilha italiana de Lampedusa, refere-se.
As ondas migratórias clandestinas para a Itália suscitaram tanta inquietação das autoridades italianas que a sua ministra do Interior decidiu deslocar-se à Túniísia para discutir sobre o assunto com as autoridades locais.
-0- PANA YY/IN/JSG/FK/DD 23julho2020