Ministra francesa da Defesa visita Mali
Bamako, Mali (PANA) - A ministra francesa das Forças Armadas, Florence Parly, encontra-se desde quarta-feira, em Bamako, soube a PANA de oficial.
A sua visita acontece enquanto um relatório das Nações Unidas põe em causa o Exército francês num raide em Bounti, no norte do país, que fez vários mortos, refere-se.
Esta visita, que se inscreve no quadro da subida em potência da força Takuba, força especial dedicada à luta contra o jihadismo, estava prevista há muito tempo, indica-se.
A ministra francesa da Defesa fez-se acompanhar para a circunstância pelos seus homólogos estoniano e checo, acrescenta a mesma fonte.
A delegação deverá ser recebida, nesta quinta-feira, pelo presidente da Transição no Mali, Bah N’Daw, e pelo ministro da Defesa e Antigos Combatentes, o coronel Sadio Camara.
De acordo com uma fonte próxima da Presidência maliana, tratar-se-á com certeza de abordar o relatório da ONU sobre o raide ocorrido em janeiro último, lançado pela força francesa Barkane em Bounti, no círculo de Douentza, no centro do Mali.
Para a ONU, são essencialmente civis, cerca de 20, que foram mortos a 3 de janeiro último nesta ofensiva lançada pela força francesa Barkane perto de Bounti.
O porta-voz do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Gutterres, expressou as suas preocupações pelo respeito pelo princípio de precaução.
Porém, em Paris, a capital francesa, o Ministério da Defesa e o Exército defendem que a força Barkane bombardeou terroristas.
-0- PANA GT/JSG/FK/DD 1abril2021