Agência Panafricana de Notícias

Ministério Público retira acusações de corrupção contra filho de Jacob Zuma na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Ministério Público na África do Sul retirou provisoriamente as acusações de corrupção formuladas contra o filho do ex-Presidente Jacob Zuma, Duduzane, que compareceu brevemente no Tribunal de Comércio Especializado, em Joanesburgo.

Segundo a porta-voz do Ministério Público, Phindi Mjonondwan, apesar de as autoridades estarem prontas para o processar, elas quiseram reforçar o seu processo, enquanto se aguarda por um contrainterrogatório do antigo vice-ministro das Finanças, Mcebisi Jonas, na Comissão de Inquérito Zondo sobre o chamado escândalo "captura do Estado".

Jonas provocou ondas de indignação à escala nacional, em 2017, ao acusar Duduzane e a controversa família Gupta, que mantém laços estreitos com o seu pai, de lhe ter oferecido 50 milhões de dólares americanos de subornos e o posto de ministro das Finanças.

Segundo Mjonondwane, uma vez concluído este processo de contrainterrogatório, a situação será reavaliada.

Apesar desta suspensão, o filho do ex-Presidente Zuma não saiu da zona de perigo. Ele é objeto de acusações relativas às mortes de Phumzile Dube e de Jeanette Mashaba, depois de o seu Porsche atropelar um táxi à alta velocidade, em Joanesburgo.

-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/IBA/FK/IZ 26jan2019