Lomé, Togo (PANA) – Uma minicentral solar dotada de uma capacidade de 100 KW numa rede de distribuição de baixa tensão de três quilómetros foi inaugurada, terça-feira, pelo Presidente da República togolesa, Faure Gnassingbé, soube a PANA de fontes oficiais, nesta quarta-feira, em Lomé.
Ao custo de 320 milhões de francos CFA e equipada de lâmpadas de iluminação pública, a central situada em Kountoum, na prefeitura de Bassar, noroeste do país, vai permitir « reforçar a capacidade de produção de energia do Togo e diversificar as fontes de abastecimento em energia», indica o Governo.
A minicentral solar de Kountoum é a quarta, após as de Bavou em Agou, Assoukoko em Blitta e Takpapiéni em Oti Sul, destinada a reforçar a capacidade de produção e diversificar as fontes de energia no país.
O Togo, na sua política energética, pretende atingir uma taxa de eletrificação rural que deve passar de sete por cento para 40 porcento, em 2022, ou seja, cerca de dois milhões de Togoleses que podem beneficiar da eletricidade.
-0-PANA FAA/BEH/CJB/IZ 28fev2019