Agência Panafricana de Notícias

Militares proíbidos de explorar mineiros no leste de RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Qualquer militar que for encontrado exercendo atividades relacionadas à exploração mineira em Kivu-Norte, no leste da República Democrática do Congo (RDC), vai responder pelos seus atos perante a lei, anuncia segunda-feira o governador desta província, Julien Paluku Kahongya.

Ele precisou que este medida emana do comandante supremo das Forças Armadas da RDC (FARDC) e o Presidente da República, Joseph Kabila.

Kahongya recordou aos militares e polícias das suas missões tradicionais de proteger a integridade do território nacional e garantir a segurança das pessoas e dos seus bens.

Ele aproveitou a oportunidade para apelar para a cessação das perseguições de que são vitimas habitantes de diferentes localidades desta zona do país por alguns fora-da-lei no seio das forças regulares.

Kahongya ordenou também a remoção das barreiras ilícitas com base em perseguição policial e administrativa em Kivu-Norte.

A exploração artesanal dos minérios foi retomado na quinta-feira na sequência do levantamento da interdição pelo Presidente Kabila, que suspendeu estas atividades em setembro de 2010.

Esta decisão tinha como objetivo acabar com a exploração ilegal de minérios por grupos armados e por algumas autoridades civis e militares do país.

-0- PANA KON/AAS/IBA/CCF/DD 14março2011