Militares no poder no Burkina Faso reúnem-se com missão conjunta CEDEAO-ONU
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Membros do Movimento Patriótico de Salvaguarda e Restauro (MPSR) reuniram-se, segunda-feira em Ouagadougou, com uma missão conjunta da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da Organização das Nações Unidas (ONU), soube a PANA de fonte oficial.
A delegação da CEDEAO, de que fazem parte o presidente da Comissão, o representante residente da organização regional no Burkina Faso e os ministros dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Benin e Gâmbia e do Gana.
A eles se junta Annadif Khatir Mahamat Saleh, representante especial responsável pelo Escritório das Nações Unidas para a África Ocidental e Sahel, por conta da ONU.
"Os chefes de Estado pediram que a missão venha interagir com as autoridades aqui para fazer um balanço, examinar a situação e ver o que o futuro reserva para Burkina Faso", declarou o chefe desta missão conjunta e ministro dos Negócios Estrangeiros e Integração Regional do Gana, Shirley Ayorkor Botchwey.
Esta missão conjunta foi decidida no final da última Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO realizada a 28 de Janeiro, e que suspendeu nessa ocasião o Burkina Faso dos seus órgãos.
A delegação conjunta também teve discussões com o Presidente do MPSR, o tenente-coronel Paul-Henri Sandaogo Damiba, atual chefe do Estado burkinabe, de acordo com um comunicado de imprensa.
"Trata-se de ver como podemos trabalhar com o Burkina para que o país possa sair dessa situação", disse Botchwey, aludindo ao golpe de Estado ocorrido há uma semana contra o então Presidente da República, Roch Marc Christian Kaboré, que cumpria o seu segundo mandato à frente do país.
Os membros da missão conjunta também visitaram o deposto Presidente Kaboré, a pedido dos chefes de Estado da CEDEAO.
"Vimos que ele está de boa saúde como parece e pudemos discutir com ele", anunciou o chefe da diplomacia ganense, acrescentando que o relatório desta missão será entregue aos chefes de Estado da CEDEAO na próxima Cimeira marcada para 3 de fevereiro corrente em Accra, a capital ganense.
-0- PANA NTDD/IS/MAR/DD 1fev2022