Militares estão do lado do povo sudanês, diz Conselho Soberano
Cartum, Sudão (PANA) - O presidente do Conselho Soberano sudanês, general Abdul-Fattah Al-Burhan, garantiu que as Forças Armadas do Sudão continuam comprometidas com a escolha do povo e sua revolução.
O general Burhan, comandante supremo das Forças Armadas Sudanesas, discursava perante os militares, em Cartum, na sequência da marcha de protestos organizada por apoiantes do deposto Presidente, Omar al-Bashir, pedindo a atenção dos militares e o fecho da via aos “comunistas e grupos árabes baathistes”.
Os manifestantes, essencialmente pró-islamitas e membros do Partido do Congresso Nacional de Omar al-Bashir, atacaram os membros do Governo mas pouparam as Forças Armadas e as Forças de Apoio Rápido (uma milícia hoje integrada no Exército Regular), para tentar ter os militares do seu lado.
Mas o general Burhan foi citado pela Agência Sudanesa de Notícias, sublinhando que as Forças Armadas "estão aqui para proteger a mudança que foi realizada e que estão do lado da vontade do povo sudanês”.
Ele disse aos oficiais superiores e aos suboficiais que as Forças Armadas farão tudo para criar um clima propício para o povo sudanês organizar eleições e escolher os seus dirigentes, no fim do período de transição.
Sublinhou que o Sudão está num momento crítico que exige mais solidariedade, esforços concertados e o cumprimento do dever pelas Forças Armadas, para contribuir para todas as próximas mudanças e libertar o país deste período de tensões.
-0- PANA MO/MA/NFB/TBM/FK/IZ 16dez2019