Agência Panafricana de Notícias

Militares criam transição de 18 meses no Tchad após morte de Déby

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Uma transição militar foi imediatamente instaurada no Tchad, logo após o anúncio da morte terça-feira do Presidente tchadiano Idriss Déby Itno alegadamente por  lesões contraídas na frente de combate.

Segundo o Exército, esta transição será liderada por Mahamat Idriss Déby Itno, de 37 anos de idade, filho do falecido Presidente.

General de quatro estrelas e comandante da Guarda Presidencial, Mahamat Idriss Déby Itno chefiará o Conselho Militar de 18 meses, precisou o Exército na televisão chadiana.

O governo e o Parlamento foram imediatamente dissolvidos.

Na segunda-feira, Idriss Déby Itno foi declarado vencedor na primeira volta das eleições presidenciais de 11 de abril de 2021, segundo resultados provisórios publicados à noite pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

Ele teria obtido 79,32 por cento dos votos expressos, ou seja, 3.663.431 votos em 7,3 milhões de eleitores.

Chegado ao poder pelas armas, em 1990, Idriss Deby Itno iniciaria assim o seu sexto mandato.

Os rebeldes da Frente para Alternância e Concórdia no Tchad (FACT) escolheram este momento, especialmente no dia das eleições, para tentar desestabilizá-lo marchando sobre a capital, N'Djamena.

No fim de semana, os combates  intensificaram-se entre os dois campos e o Presidente decidiu ir pessoalmente à frente de combate "para galvanizar" as suas tropas, onde ficou ferido antes de falecer terça-feira, segundo fontes concordantes.

"O Marechal do Tchad, Idriss Deby Itno, Presidente da República do Tchad, morreu como viveu, lutando. Minhas mais tristes condolências à sua família e ao povo do Tchad. Nesta dolorosa provação, o Tchad pode contar com a plena solidariedade do Gabão", escreveu o Presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba.

No domingo, o Exército tchadiano afirmou ter matado mais de 300 rebeldes que lideraram uma incursão de oito dias no norte do país, onde teria feito 150 prisioneiros e perdido cinco soldados  em combate.

 -0- PANA TNDD/JSG/SOC/MAR/IZ 20abril2021