Conakry, Guiné (PANA) - Soldados das forças aérea, terrestre e marítima estão confinados em várias guarnições da Guiné desde terça-feira última, até à nova ordem, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado radiofónico terça-feira, o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné ordenou a manutenção de todos os militares das forças aérea, marítima e tmarítima em várias guarnições do país, sem especificar os motivos.
Os comandantes das unidades são obrigados a relatar as situações de tomada de armas das suas respectivas unidades de três em três horas ao Posto de Comando do Estado-Maior, lê-se na nota.
Qualquer incumprimento destas novas instruções, adverte o comunicado, é da responsabilidade dos comandantes das unidades.
Desde que assumiu o poder a 5 de setembro, derrubando o então Presidente da República, Alpha Condé, o Comitê Nacional para a Coligação e Desenvolvimento (CNRD, junta no poder) fez mudanças à frente de todas as unidades das Forças Armadas, agora lideradas por homens próximos da junta.
-0- PANA AC/JSG/MAR/DD 22junho2022